NOTICIÁRIO Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020, 16:32 - A | A

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020, 16h:32 - A | A

NOVOS RUMOS

Janaina: missão é apaziguar os ânimos e fazer MDB voltar a pensar no futuro

Michely Figueiredo

A presidente municipal do MDB em Cuiabá, deputada estadual Janaina Riva, afirmou que foi preciso haver uma renovação na comissão provisória para que o partido pudesse se recompor na capital. Na última terça-feira, a parlamentar foi escolhida juntamente com o vereador reeleito Juca do Guaraná Filho, Clovis Figueiredo, o advogado Francisco Faiad e o suplente de deputado federal, Valtenir Pereira pelo presidente estadual da legenda, deputado federal Carlos Bezerra, para assumir o diretório municipal.

Com o MDB rachado depois das eleições municipais, Janaina afirma que sua principal missão será trabalhar para apaziguar os ânimos e fazer com que a sigla volte a pensar no futuro.

"Nós tomamos uma definição com Bezerra, com executiva estadual, de que da forma como estava não poderia ficar. Isso não estou falando da condução do Faiad pessoalmente, mas no âmbito partidário, a forma como o partido estava sendo conduzido, como o partido estava sendo agredido, daquele jeito não poderia ficar".

Houve rumores de que nesta quinta-feira (10) seria realizada uma nova reunião para rever a composição provisória que deve assumir  a sigla em Cuiabá. No entanto, Janaina reitera que a diretoria será mantida como está até que haja uma conversação com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

"Nós tomamos a decisão de manter da forma como está, eu na presidência, com esse grupo de parceiros na provisória do partido até que haja uma conversação com o prefeito, com os filiados, para a gente poder pacificar o partido. Nós não gostaríamos de ter assumido a presidência dessa forma, nem de ter tomado essa decisão, porque o nosso objetivo realmente era acalmar os ânimos e é isso que a gente quer fazer. Então não vai ter reunião hoje. O Bezerra me disse que isso já foi descartado e nós vamos esperar até que haja uma conversa com o Emanuel, uma conversa com o Faiad, com o grupo", ressaltou.

A parlamentar ressaltou que o mais importante neste momento é trazer um clima de estabilidade para a legenda, que vem sofrendo com o desentendimento de seus filiados. Na eleição municipal, a falta de apoio de lideranças do partido à candidatura de Emanuel Pinheiro à reeleição promoveu um racha na legenda.

Janaina Riva foi uma das lideranças que não estiveram no palanque de Emanuel. O desentendimento entre ambos começou quando Pinheiro deu declarações contra o pai de Janaina, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva. No primeiro turno das eleições municipais, Janaina declarou apoio a Roberto França (Patriota). Já no segundo turno, se manteve neutra.

Embora o governador Mauro Mendes (DEM) e Emanuel Pinheiro tenham protagonizado embates calorosos na imprensa, com o chefe do Executivo Estadual chamando o prefeito de "corrupto", Carlos Bezerra convidou Mendes para integrar as fileiras do partido. O governador declinou do convite e afirmou que não pretende mudar de legenda partidária.

Questionado, Bezerra afirmou que Emanuel Pinheiro se mantém no MDB, desde que siga o entendimento do partido.

"Quem sabe a gente consiga apaziguar os ânimos, fazer com que o partido volte a pensar no futuro e parar com essas picuinhas, essas agressões. O partido foi muito agredido. Nossa preocupação é essa. não tem problema nenhum de no futuro a gente construir uma chapa diferente, mas em cima de diálogo, de conversa, de flexibilidade, de transparência e não assim dessa forma de ruptura, com esse clima que hoje não está legal. Então a gente vai esperar mais um pouquinho para ter essas conversações que são importantes e aí a gente tomar uma definição lá na frente definitiva. Enquanto isso permanece com essa provisória que foi montada", esclareu Janaina.

Encontro com Emanuel Pinheiro

O presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Bezerra, afirmou que tem uma reunião marcada com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, no próximo domingo. Segundo Bezerra, haverá modificação na comissão provisória, no entanto, tudo ocorrerá de comum acordo.

"Está tudo tranquilo. Estamos esperando para conversar com o prefeito. Vai ter modificação na comissão, mas de comum acordo. Não tem pressa. Essa definição sai na semana que vem porque a comissão provisória vence no dia 15", acrescentou.

Bezerra ainda salientou que Emanuel vai se reunir em breve com o governador Mauro Mendes para uma pacificação na relação e que não há "nenhuma chance de o prefeito sair do partido".



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png