Durante as eleições gerais ocorridas neste domingo (2), as forças de segurança registraram 62 crimes eleitorais em Mato Grosso, conforme informações prestadas pela Justiça Eleitoral.
Um dos crimes registrados foi o derramamento de santinhos, prática conhecida como “voo da madrugada”, que consiste em jogar em vias públicas e principalmente na porta das escolas onde ocorrem as votações, na véspera das Eleições material de campanha. Por conta disso, um ex-vereador de Primavera do Leste foi preso.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, sinalizou que mais pessoas podem ser penalizadas. Apesar de não terem sido presas em flagrante, registros em vídeo, câmeras de segurança e denúncias podem fazer com que a Polícia Federal convoque pessoas para prestar esclarecimentos. Os esclarecimentos foram prestados à TV Cidade Verde.
Em Chapada dos Guimarães também houve a ocorrência de crime eleitoral. Policiais militares prenderam dois homens pela prática de boca de urna. Eles estavam entregando santinhos da candidata a federal Dona Neuma (PSB) nas imediações da Escola Estadual Ana Tereza Albernaz. Quando foram abordados, estavam com 99 santinhos nos bolsos.
Em todo Brasil foram 663 registros de crimes eleitorais e 250 prisões.