NOTICIÁRIO Quinta-feira, 04 de Maio de 2023, 11:23 - A | A

Quinta-feira, 04 de Maio de 2023, 11h:23 - A | A

INVERTIDA EM COMISSÃO

Ministro Flávio Dino rebate Abílio e aponta que deputado espalha fake news

Michely Figueiredo
Da Redação

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, protagonizou um embate com o deputado federal Abílio Junior (PL), durante participação na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal. O integrante do Governo Federal afirmou que o parlamentar repete mentira e justamente por isso deveria votar favorável ao Projeto de Lei das Fake News, que tramita na Casa e visa regulamentar a internet. 

Ao prestar esclarecimentos na Câmara Federal, Dino foi questionado pelo deputado de Mato Grosso sofre uma suposta ação da Polícia Federal no Maranhão envolvendo a compra de respiradores, durante a pandemia de covid-19. Dino, antes de ser ministro, foi governador do estado. 

O ministro não titubeou e deu uma invertida em Abílio. “O deputado Abílio, vejo que é um fiel seguidor do ex-presidente Bolsonaro, tanto é que inventa coisas. Nunca houve operação da Polícia Federal sobre respiradores no Maranhão. Nunca, isso é uma invenção. Se o senhor está dizendo que está na internet é mais uma prova de que tem que votar o projeto das fake news, porque até o senhor está acreditando em fake news. E aí o senhor tem que votar a favor do projeto. Em relação a esse tema, informo ao senhor que tramitam ações judiciais na Justiça da Bahia e o senhor pode ir lá e consultar com todo prazer”. 

Abílio ainda tentou interromper a resposta de Dino, mas foi impedido pela deputada responsável por conduzir a Comissão na qual os esclarecimentos eram prestados. 

Essa não é a primeira gafe de Abílio em Brasília. Recentemente, no dia 18 de abril, o parlamentar foi advertido pela Polícia Legislativa ao tentar causar tumulto em uma coletiva de imprensa que era concedida pelos senadores Jaques Wagner (PT) e Randolfe Rodrigues (Rede), no Congresso Nacional. 

Outra atitude condenável do parlamentar foi tentar mudar a narrativa sobre os atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro na capital federal. Abílio fazia uma transmissão ao vivo do salão verde, na Câmara Federal, dizendo que os atos de 8 de janeiro não teriam causado a destruição que era anunciada pela imprensa. No momento, uma mulher que passava pelo local apontou que o parlamentar estava produzindo fake news. 

O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL) enquadrou o parlamentar e disse que a postura merecia punição. 

"Todos que tiverem responsabilidade vão responder, inclusive parlamentares que andam difamando e mentindo com vídeos dizendo que houve inverdades nas agressões que a Câmara dos Deputados sofreu no seu prédio. Esses deputados serão chamados à responsabilidade", afirmou Lira na ocasião.

Em Rondonópolis, durante a visita do presidente Lula para a entrega do conjunto habitacional Celina Bezerra, deputado federal bolsonarista foi escoltado para fora do evento. Vestido com uma camiseta cinza, com os dizeres "Fora Lula", Abílio saiu sob vaias e xingamentos de petistas presentes no evento.

Abílio é conhecido por seu estilo “lacrador”. Foi assim que marcou seu mandato como vereador por Cuiabá, quando invadiu unidades de saúde, causou confusão durante atos públicos realizados pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Eleito deputado federal, quis imprimir a mesma dinâmica na Câmara dos Deputados. Mas parece que a estratégia não tem sido exitosa e tem exposto o parlamentar ao ridículo. 



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png