NOTICIÁRIO Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 07:32 - A | A

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 07h:32 - A | A

ALTA FLORESTA

Pai denuncia tarefa com teor sexual aplicada a criança de 10 anos; prefeitura afasta professor

Da Redação

O pai de uma aluna de 10 anos denunciou atividades escolares com conteúdo de conotação sexual numa questão de matemática direcionada ao 5º ano da Escola Municipal Jardim das Flores. A denúncia levou ao afastamento do professor responsável e à instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD). 

O caso veio a público após o pai, empresário Rodolfo Pedon, gravar vídeo em redes sociais relatando que a atividade perguntava quantas vezes seria usada camisinha em dez relações mensais, com base em porcentagens — tema considerado inadequado para estudantes dessa faixa etária. Ele registrou que formalizou queixas ao Ministério Público, à ouvidoria municipal e à Secretaria de Educação.

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (6), a secretária municipal de Educação, Lucinéia Martins de Matos Mazzoni, foi enfática ao afirmar que tanto a Secretaria de Educação quanto a Prefeitura não compactuam com o conteúdo da atividade aplicada. Segundo ela, assim que o caso chegou ao conhecimento da gestão, uma equipe foi enviada à escola para apuração imediata dos fatos.

"Foi uma atividade isolada, produção de um único professor de uma determinada turma. Não está no planejamento da Secretaria, nem no planejamento coletivo da escola. Essa abordagem realizada por este professor foi muito infeliz", explicou Lucinéia Mazzoni.

Durante a apuração, a Secretaria ouviu o professor envolvido, a coordenação pedagógica e a equipe gestora da unidade escolar. O material foi encaminhado à Prefeitura, onde passou por análise do setor jurídico.

Como medida inicial, será instaurado um Processo Administrativo Disciplinar, conhecido como PAD, para averiguar a conduta do profissional. Durante a entrevista o prefeito Chico Gamba confirmou o afastamento do professor envolvido.

"Já estamos realizando o afastamento deste professor, que infelizmente cometeu essa grave situação. Agora vamos seguir os trâmites legais para tomar as medidas cabíveis", afirmou o prefeito.

O prefeito também destacou que, enquanto gestor, não concorda com o teor da atividade e reforçou a importância de respeitar a faixa etária adequada para cada tipo de conteúdo educacional.

"Jamais concordamos com o conteúdo que foi colocado. Sabemos que há idade certa para cada ensinamento. Infelizmente, isso foi feito de forma inadequada. Estamos tristes com o ocorrido, mas estamos tomando todas as providências necessárias", completou.

Durante a entrevista coletiva os gestores reiteraram o compromisso com a educação de qualidade e respeito às diretrizes pedagógicas estabelecidas, reforçando que o caso será tratado com seriedade e transparência.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png