NOTICIÁRIO Quarta-feira, 15 de Março de 2023, 18:05 - A | A

Quarta-feira, 15 de Março de 2023, 18h:05 - A | A

IRREGULARIDADES NA SAÚDE

Pedido de vistas interrompe julgamento que pode afastar Pinheiro da prefeitura de Cuiabá

Da Redação

Um pedido de vistas feito pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo interrompeu o julgamento de um recurso impetrado pelo Ministério Público que pode culminar em novo afastamento do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB). Até o momento, a relatora do caso, presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, já se manifestou pela derrubada da liminar que garante a permanência do gestor no comando da capital. 

Não obstante, o ministro Humberto Martins votou contra a suspensão da liminar. Foi esse mesmo ministro quem concedeu ao prefeito a liminar que garantiu o retorno dele ao cargo. Emanuel Pinheiro foi afastado da prefeitura durante a Operação Capistrum, que apontou a existência de um esquema de contratações irregulares na saúde de Cuiabá para favorecer aliados políticos do gestor. 

O emedebista ficou cerca de 40 dias fora da função. Na sua ausência, assumiu o cargo o vice-prefeito Roberto Stoppa (PV). A Operação Capistrum foi motivada pela contratação de 5.368 servidores temporários na saúde, sendo 3.565 na Secretaria Municipal e outros 1.803 na Empresa Cuiabana de Saúde, além do pagamento irregular do chamado Prêmio Saúde, que teria causado prejuízo aos cofres públicos no valor de R$ 16 milhões.

A decisão que culminou no afastamento foi assinada pelo desembargador Luiz Ferreira. Além de Emanuel Pinheiro, também foram afastados do cargo o chefe de gabinete Antonio Monreal Neto - que também teve mandado de prisão cumprido -, a Secretária adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza e cumpridos mandados de busca e apreensão e sequestro de bens contra o prefeito, a primeira-dama Márcia Pinheiro, Ivone e o Ex-Coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro.

A previsão é que o julgamento do recurso possa ser retomado pela Corte em 19 de abril.



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png