A Prefeitura de Cuiabá anunciou, por meio de informações divulgadas pela própria gestão municipal, um conjunto de ações para recuperar a aprendizagem e melhorar a alfabetização de estudantes em defasagem na rede municipal de ensino. As medidas começam a ser implementadas a partir do retorno das aulas nesta segunda-feira (21).
Segundo o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, o plano prioriza alunos que não foram alfabetizados na idade adequada. Em 2024, apenas 46% das crianças da rede municipal foram alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, índice abaixo da meta mínima de 58% estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). No ano anterior, o percentual havia sido de 53%.
Entre as ações previstas estão a criação de salas de reforço escolar e uma força-tarefa concentrada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As atividades estão programadas para os meses de agosto, setembro e outubro, com o objetivo de corrigir lacunas no processo de aprendizagem básica.
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), também comentou o desempenho da educação municipal em entrevista ao site MidiaNews. “A educação do município de Cuiabá é fake, é de baixo desempenho e é mais cara do que a iniciativa privada. [...] Se hoje a gente fosse dar uma nota para todo o sistema de educação, a nota seria de 3 e meio a 4. É um sistema falido!”, afirmou.
Brunini citou dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para embasar a avaliação. Segundo ele, 50% das crianças deixam o ensino fundamental sem saber ler e escrever, e 46% não estão alfabetizadas na idade correta. “A rede pública entrega material, uniforme, merenda, mas não entrega resultado”, completou.
A prefeitura informou ainda que o recesso de meio de ano e a jornada do magistério foram ajustados dentro do orçamento municipal, garantindo o 1/3 de recesso previsto para os profissionais da educação. Além disso, a gestão reiterou que os investimentos no setor serão ampliados para valorizar os profissionais e melhorar os índices de alfabetização na capital.






