O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciou nesta segunda-feira (14) que a deputada federal e ex-secretária de Educação de Mato Grosso, Rosa Neide Sandes de Almeida (PT) é um dos nomes que vai compor o grupo de transição para atuar na área da educação.
“Feliz demais em estar entre os 14 nomes anunciados pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, para compor o Grupo de Trabalho da Educação, na transição do governo Lula”, escreveu a parlamentar no Twitter.
Rosa Neide é formada em pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1986 e desde então não deixou a militância. Foi secretária municipal de Educação em Diamantino; e secretária estadual de Educação de Mato Grosso. Presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e atuou como consultora do MEC.
A parlamentar ainda integra a Comissão de Educação da Câmara Federal e preside a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação.
Rosa Neide foi eleita em 2018 com 51.015 votos. Agora em 2022, concorreu à reeleição, obtendo 124.671 votos. Apesar da votação expressiva, não conseguiu retomar a vaga no parlamento federal.
Além de Rosa Neide, também devem participar do grupo de transição outros nomes de Mato Grosso. São eles o senador Carlos Fávaro (PSD), o deputado federal cassado Neri Geller (PP) e o empresário Carlos Augustim. Eles discutem o setor da Agronegócio e tem a missão de aproximar os produtores do governo eleito.