Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que Chapada dos Guimarães registrou até esta quarta-feira, 24 de janeiro, 20 casos de contaminação por Covid-19. Dezesseis contaminados já se recuperaram e quatro pessoas seguem em observação. Não foi registrado nenhum óbito neste ano. Pela classificação da Secretaria estadual de saúde, Chapada está com risco moderado para a doença.
No último final de semana, o Laboratório Central identificou uma nova subvariante da Covid-19 circulando em Mato Grosso, a JN 2.5, variação da Ômicron. Nova variante significa mais capacidade de infecção. Por isso, a recomendação é manter-se alerta para os sintomas gripais. Se estiver com gripe, use máscara, adote a lavagem das mãos ou o uso do álcool 70 e procure uma unidade de saúde.
Outra medida fundamental é manter a vacinação contra Covid. Para se ter uma ideia, em Chapada dos Guimarães, das 19.494 pessoas aptas a receber a vacina bivalente, que protege contra a Ômicron e suas subvariantes, apenas 1.469 pessoas se vacinaram, ou seja, só 9,80% da população. A meta é atingir pelo menos 80% daqueles que devem receber a vacina. Somente a vacinação é eficaz na prevenção de casos graves da doença. Procure o posto de saúde e atualize a sua caderneta de vacinação.