Chapada dos Guimarães, em 2024, recebe nota C no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), também conhecido como Ranking Siconfi, uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que premia as cidades com melhor colocação no quesito transparência com as contas públicas.
O município não está entre os 20 de Mato Grosso que receberam a pior nota (E), como é o caso de Rondonópolis e Santo Antônio de Leverger. Santa Carmem, Sapezal, Sinop e Diamantino, estão com classificação A, a melhor nota. E a melhor classificada em Mato Grosso é Santa Carmem, a primeira no estado e a 22ª colocada em todo o país. Cuiabá recebeu nota B e é a oitava colocada no Estado.
Chapada ocupa a posição 3938 no ranking nacional. Embora não esteja entre as piores, ainda falta muito para conquistar o primeiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal que, desde 2023 deu origem ao Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, lançado no contexto do Novo Ciclo de Cooperação Federativa conduzido pelo Ministério da Fazenda.
O prêmio é um reconhecimento aos esforços dos profissionais contábeis dos estados e municípios em aprimorar a qualidade de suas informações contáveis e fiscais, destacando boas práticas em gestão pública. O objetivo da premiação é também avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.
Esta publicação tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação, o que incentiva a melhoria contínua da gestão e da informação contábil do Brasil. O ranking é publicado desde 2020.