O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) controlou, nesta terça-feira (5), um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães, identificado por meio do sistema de satélite da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá. Equipes foram acionadas assim que o foco foi detectado e conseguiram extinguir as chamas antes que se propagassem.
Além da ocorrência em Chapada, outro incêndio florestal foi extinto em Canabrava do Norte. As equipes do CBMMT continuam em combate a dois focos ativos no estado: um no Distrito de Guariba, em Colniza, e outro em uma fazenda no município de Lucas do Rio Verde. Para essas ações, estão sendo utilizadas viaturas, caminhão-pipa e brigadistas.
Segundo o Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados três focos de calor em Mato Grosso nas últimas 24 horas — dois no bioma Cerrado e um na Amazônia. Os dados são do satélite de referência Aqua Tarde. O CBMMT esclarece que focos de calor isolados não caracterizam, necessariamente, incêndios florestais, embora possam representar risco.
O uso do fogo está proibido em todo o estado durante o período proibitivo. No Pantanal, a proibição segue de 1º de junho a 31 de dezembro; já nas regiões da Amazônia e Cerrado, a medida vale de 1º de julho a 30 de novembro. Em áreas urbanas, o uso do fogo é vetado durante todo o ano.
O CBMMT orienta a população a denunciar qualquer indício de incêndio florestal pelos números 193 ou 190.