Na manhã desta sexta, em uma reunião realizada na Rodovia MT-251, na região do "Portão do Inferno", o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, expressou suas preocupações e delineou planos para resolver a situação envolvendo os deslizamentos que têm restringido o tráfego de veículos na MT-251.
O encontro contou com a participação de representantes do Governo do Estado através da Sinfra, do Senado Federal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, do ICMBIO, do IBAMA, do IPHAN, da Defesa Civil, da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, empresários e membros da imprensa.
O senador Wellington Fagundes, do PL, integrante do grupo de trabalho formado para abordar a situação crítica, se comprometeu a organizar uma reunião com o IBAMA, em Brasília, visando liberar a participação ativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no processo de gestão e resolução dos deslizamentos.
Sérgio Ricardo enfatizou a importância de envolver diversos setores, mencionando a participação do ICMBIO, responsável pela gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O presidente do Tribunal de Contas defendeu a necessidade de uma abordagem coordenada, envolvendo órgãos como o IBAMA, ICMBIO, governo estadual e outros, para garantir a efetividade nas ações.
Durante a reunião, foi ressaltada a urgência de retomar o processo de duplicação da rodovia de Cuiabá até Chapada dos Guimarães. O conselheiro Sérgio Ricardo apontou a falta de organização como um obstáculo, criticando a ausência de projetos por parte de órgãos de fiscalização e do governo estadual.
O presidente do Tribunal de Contas anunciou a formação de um grupo de trabalho ampliado, com acompanhamento do TCE, visando solucionar os impasses que emperram uma solução definitiva para consolidar a MT – 251, ressaltando a importância de Chapada dos Guimarães como um polo turístico. Comprometeu-se a realizar reuniões permanentes para acelerar as soluções necessárias.
No âmbito das ações imediatas, Sérgio Ricardo destacou a necessidade de retorno urgente da Sema ao processo, juntamente com a ativação do IBAMA em Brasília. O conselheiro apresentou um ofício para que o governo estadual crie uma comissão de gestão de riscos, permitindo a contratação de técnicos qualificados com dispensa de licitação.
A corrida contra o tempo foi evidenciada, enfatizando a busca urgente por soluções que permitam a liberação do trânsito. O conselheiro também mencionou a necessidade de resolver as questões do projeto, destacando que a falta de progresso até agora se deve à ausência de projetos adequados.
Para concluir, Sérgio Ricardo reiterou o compromisso em trabalhar ativamente na resolução desses desafios. O senador Wellington Fagundes anunciou que levará a bancada do Senado e os deputados federais para Chapada dos Guimarães, demonstrando um esforço conjunto para enfrentar os problemas de infraestrutura na região.