Uma autorização emitida pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística no último sábado (27) deixou a população chapadense revoltada. Isso porque a pasta permitiu que cerca de oito vans de turismo passassem pelo Portão do Inferno, que está com o tráfego deste tipo de veículo proibido desde 28 de dezembro de 2023.
As vans transportavam integrantes do Judiciário federal, que estavam em Cuiabá e seguiram até Chapada dos Guimarães para desfrutar das belezas naturais da cidade. A comitiva era composta por juízes e desembargadores federais.
“A Sinfra-MT informa que as vans foram liberadas por estarem com número reduzido de passageiros, de forma excepcional”, informou a assessoria da pasta.
Vans são utilizadas por pacientes de Chapada dos Guimarães que precisam fazer tratamento em Cuiabá e também por alunos, que estão próximos de retornarem a sala de aula e ainda não sabem como farão para contornar a dificuldade de mobilidade criada pelo risco de desabamento no Portão do Inferno.
Nem mesmo os ônibus que detêm a concessão para o transporte intermunicipal podem passar pelo local. A rota feita desde o fechamento da MT-251 é Campo Verde, Serra de São Vicente, Cuiabá. A viagem dura cerca de 4 horas.
Um morador de Chapada dos Guimarães, identificado como Geovane, questionou por que as autoridades judiciais não fizeram o caminho alternativo, como todos os demais cidadãos são obrigados a fazer, optando ou pela estrada ainda não pavimentada da Água Fria (MT-246) ou pelo município de Campo Verde.
“Se não libera nem pra CMT, que já paga a concessão de fazer a linha Cuiabá Chapada em van, porque com essa autorização da Sinfra liberar às autoridades em passeio. É nos fazerem de palhaços. Se não pode, não pode para ninguém. O povo está de olho e reivindicando valores iguais”.
“Triste tudo isso. Os comerciantes são barrados de ir e vir com mercadoria e vans com estudantes”, disse Sheila Lemes, outra moradora de Chapada.
O assunto deve ser abordado durante nova audiência pública que será realizada em Chapada dos Guimarães, depois do Carnaval, para falar sobre as condições da MT-251. O deputado estadual Wilson Santos (PSD) é o proponente do debate.