NOTICIÁRIO Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 04:39 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 04h:39 - A | A

APURAÇÃO DA CORTE

TCE-MT aponta inconsistências em mais de 60 mil contratos de crédito consignado

Da Redação

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) homologou, nesta terça-feira (5), um relatório que revela que apenas 27.331 dos 90.149 contratos de crédito consignado enviados por instituições financeiras à plataforma Fiscaliza Consignados foram considerados válidos. Os dados foram apresentados pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, durante sessão ordinária.

Segundo o TCE-MT, dos mais de 102 mil arquivos recebidos — incluindo contratos e documentos complementares — cerca de 60 mil apresentaram algum tipo de inconsistência. Entre os problemas identificados estão a ausência de assinatura, divergência de CPF e falta de identificação completa do servidor público. As informações inconsistentes foram comparadas à base de dados da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

“Dos contratos que atendem os requisitos técnicos para a entrega, só 27 mil foram considerados válidos. O restante é uma bagunça generalizada”, disse Sérgio Ricardo ao reforçar que o trabalho terá continuidade. “Hoje, estamos entregando ao Executivo esses resultados com orientações e determinações, mas ainda chegaremos à conclusão do que foi desorganização e o que foi desonestidade”, acrescentou.

O levantamento também aponta que algumas instituições, como o Banco Master e a NIO Meios de Pagamento, não atenderam às notificações do Tribunal. Já os contratos enviados pelo Banco Inbursa e Banco Arbi foram classificados como regulares. O relatório será encaminhado à Seplag, que deverá notificar as empresas inadimplentes e manter a suspensão dos descontos relacionados à empresa Capital Consig, conforme já determinado anteriormente.

O Tribunal determinou a implementação do sistema Revisa Consignados, que permitirá ao servidor estadual consultar os contratos firmados e acessar canais de atendimento específicos. A medida faz parte da mesa técnica instaurada pelo TCE-MT em maio para tratar do superendividamento de servidores públicos estaduais.

Leia mais:  Sindicatos pedem prorrogação da suspensão de descontos de consignados em folha



Comente esta notícia

Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal
na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242

Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá

[email protected]/[email protected]

icon-facebook-red.png icon-youtube-red.png icon-instagram-red.png icon-twitter-white.png