A secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) ainda não se posicionou sobre o pedido feito pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães, que voltou a protocolar na Superintendência de Operações de Rodovias, ofício solicitando a autorização especial para a passagem de vans de estudantes universitários no trecho do Portão do Inferno.
O documento aponta o cadastramento de três veículos, que se comprometem a carregar 10 estudantes cada um, mais o motorista, em períodos determinados. A medida é necessária diante dos transtornos causados a toda a população, principalmente aos estudantes universitários, com a restrição do tráfego de veículos como ônibus e vans no trecho da rodovia.
O documento foi protocolado na Sinfra-MT no dia 11 de março de 2023. O deputado estadual Wilson Santos (PSD) chegou a anunciar na semana passada que o Governo liberaria a passagem de vans com até 10 passageiros, informação que até o momento não se confirmou. Enquanto isso, estudantes universitários amargam prejuízos por não conseguir arcar com o deslocamento até Cuiabá.
A cobrança dos estudantes ganhou ainda mais força depois de uma autorização dada pela Sinfra para que oito vans com magistrados federais passassem pelo Portão do Inferno. Os magistrados se deslocaram de Cuiabá a Chapada dos Guimarães para fazer turismo. A passagem das vans foi acompanhada pelo sistema de câmeras disponibilizado pela Sinfra.
Ao ser questionada, a Secretaria afirmou que liberou a passagem porque os veículos estariam com pouco "peso". “A Sinfra-MT informa que as vans foram liberadas por estarem com número reduzido de passageiros, de forma excepcional”, informou a assessoria da pasta.
Leia mais: SINFRA diz que liberou passagem de vans por número reduzido de passageiros