Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025 | 07:25
ESFORÇO CONJUNTO
Governo firma protocolo para ampliar ações contra violência doméstica em Mato Grosso
O documento estabelece medidas conjuntas entre diferentes órgãos, como o aprimoramento do fluxo de informações entre Justiça e Segurança Pública, o acolhimento às vítimas e a ampliação do uso de tecnologias para monitoramento eletrônico de agressores em casos com medida protetiva judicial.
Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025 | 09:52
TRAVESSIA E PALAVRAS
Sonhos, “antes dele”, esperanças e dores, “com ele”. “Depois dele”, uma nova vida.
Essa é a história de Tatiana Poletti, contada em fragmentos de alegrias e dores no livro “Ela não disse: a história real de um relacionamento abusivo”. Com edição da autora, o texto está disponível na página do Instagram “Ela não disse”.
Terça-feira, 23 de Setembro de 2025 | 13:26
Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025 | 17:37
REFORÇO NA SEGURANÇA
Projeto de lei propõe liberar armas de choque para mulheres em Mato Grosso
A medida pretende permitir que mulheres maiores de 18 anos, residentes no estado, adquiram o equipamento para legítima defesa. O projeto estabelece critérios rigorosos para a compra: cada usuária poderá ter apenas uma arma, com potência máxima de 10 joules e sem uso de dardos energizados.
Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025 | 07:31
DADOS DA POLÍCIA CIVIL
Violência contra a mulher em Cuiabá: atendimentos crescem 27% em 2024
O anuário aponta que maio e outubro foram os meses com mais atendimentos. A delegada Judá relaciona esse aumento a datas simbólicas, como o Dia das Mães e o Outubro Rosa. “Essas campanhas estimulam a mulher a refletir sobre sua vida e a se perceber como sujeito de direitos”, observa.
Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025 | 09:47
MULHERES INCRÍVEIS
Charlotte Perkins Gilman: “Vida é um verbo, não um substantivo”
Como filósofa, Charlotte é considerada por muitos estudiosos uma pensadora pragmatista, como mostra Laura Elizia Haubert. Há, inclusive, indícios de que ela tenha tido embates de ideias com John Dewey, considerado o pai do pragmatismo, uma vez que viveram em Nova York praticamente na mesma época.
PODCAST AMOR SEM MEDO
Ascensão da violência contra a mulher: as mortes não param de ser computadas
No quarto episódio do Podcast Amor Sem Medo, a professora, pesquisadora e publicitária Luciane Borges fala sobre a violência que escala contra a mulher, sempre "justificada" pelo ciúme ou por algum fato que contrariou a vontade masculina.
Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025 | 05:19
Terça-feira, 02 de Setembro de 2025 | 17:14
PODCAST AMOR SEM MEDO
Entenda quando a violência contra a mulher se constrói na história
Neste segundo episódio, você confere quando é que a violência contra a mulher fica marcada na mudança do sistema matrilinear para o patrilinear. É na ideia de propriedade que o valor da mulher sofre modificações dentro da relação.
Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025 | 13:12
MULHERES INCRÍVEIS
Rosa, Bonifácia e Tereza - mulheres que carregaram a dor de um povo e a força da resistência
Esta reportagem/crônica faz parte da série especial AMOR SEM MEDO, um projeto que busca valorizar as mulheres e combater a violência em todas as suas formas. Através de histórias de coragem, resiliência e luta, queremos inspirar uma reflexão sobre a necessidade de construir uma sociedade onde o amor nunca seja sinônimo de medo.
Terça-feira, 26 de Agosto de 2025 | 07:15
Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025 | 14:19
PODER DA PERSISTÊNCIA
Janaína Riva: a voz da resiliência em Mato Grosso
A gravidade de um tema que sangra diariamente nas manchetes e, de forma ainda mais trágica, no silêncio de incontáveis lares: a violência contra a mulher. Nosso projeto, "Amor Sem Medo", busca romper esse silêncio. Recebemos uma figura cujo nome se tornou sinônimo de resiliência.
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025 | 16:50
CICLO CRÍTICO
Violência contra a mulher começa sutil e escala, aponta advogada
O ciclo da violência é complexo, feito de pequenos gestos que se transformam em grandes tragédias. Mas ele pode ser rompido. Leis, políticas públicas, educação e, sobretudo, acolhimento são caminhos para que as mulheres deixem de carregar sozinhas um fardo histórico.
Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025 | 07:04
BANCADA FEMININA
Edna Sampaio: mais uma voz no combate ao feminicídio na ALMT
Para Edna, o debate sobre a violência de gênero precisa ser conduzido dentro do Parlamento. “Como falar em democracia se metade da população está silenciada, assassinada, impedida de participar dos espaços de decisão política? Uma democracia só pode ser plena quando inclui mulheres em condições de igualdade”, destacou.
Terça-feira, 19 de Agosto de 2025 | 05:12
PERSEGUIÇÃO OBSESSIVA
Stalking: violência silenciosa que atinge cada vez mais mulheres em Mato Grosso
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2025, apontam um crescimento de 18,97% dos casos de perseguição contra mulheres no estado de Mato Grosso. Em 2023, foram 1.808 registros, enquanto em 2024 - dados que baseiam o Anuário deste ano - foram 2.151 casos.
Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025 | 16:41
PREVISTO NA MARIA DA PENHA
Para maioria do STF, violência doméstica garante benefício do INSS
O direito ao afastamento do trabalho para vítimas de violência doméstica, sem prejuízo do salário, por até seis meses, é garantido pela Lei Maria da Penha, mas o INSS argumenta que não pode ser obrigado a arcar com os pagamentos, por falta de previsão legal.
REGINA DELIBERAI TREVISAN
Controle, ódio, submissão e violência contra a mulher: Isso não é de Deus
O nosso país está entre os maiores com população cristã, com 175 milhões de seguidores. Os Estados Unidos que superam o Brasil com cerca de 246 milhões de cristãos, segundo o Instituto Pew Research Center, registram que aproximadamente 22% das mulheres sofreram violência do parceiro íntimo durante a vida.
O RISCO DE SER MULHER
Um retrato de Mato Grosso pela voz da coragem
Esta reportagem, parte do projeto AMOR SEM MEDO, nasce de um diálogo que transbordou o tempo da televisão para se tornar um documento necessário neste "Agosto Lilás". A voz de Rosana, serena, mas incisiva, é o fio condutor que nos guiará por um labirinto de estatísticas brutais.
                Nossa República é editado pela Newspaper Reporter Comunicação Eireli Ltda, com sede fiscal 
 na Av. F, 344, Sala 301, Jardim Aclimação, Cuiabá. Distribuição de Conteúdo: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia e Primavera do Leste, CEP 78050-242
Redação: Avenida Rio da Casca, 525, Bom Clima, Chapada dos Guimarães (MT) Comercial: Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 2000, 12º andar, sala 1206, Centro Empresarial Cuiabá